07 maio 2018

O testemunho da Nives


Olá! Sou a Nives e já é o septimo mês que estou aqui em Lisboa. Quer dizer que já ultrapassai a metade do meu projeto SVE. Algumas coisas mudaram desde que escrivei o meu primeiro testemunho. Em primeiro lugar, mudai de casa. Tive sorte de encontrar um quarto na casa do meu mentor. Vivo agora com ele e uma outra voluntaria de SPIN, a Elisabetta. Antes vivia lá também um rapaz brasileiro que me ajudou muito com o português (obrigada!). Durante o tempo passado juntos, construímos uma tradição em casa que é partilhar um jantar pelo menos cada mês, trocando cada vez de cozinheiro.

No meu trabalho estou contente em ter desenvolvido alguns pequenos projetos pessoais. Um é um tandem linguístico de português e italiano com um rapaz paraplégico de Cabo Verde. O outro é uma espécie de suporte psicológico a uma rapariga com paralisia cerebral. 


Esta última é uma coisa em que aposto muito, pois me permite de me reunir com a minha formação e de desenvolver novas competências na minha área profissional. Fez-me redescobrir o amor para a prática clinica, o que é muito engraçado, pois era a coisa que tentava fugir ao momento em que decidi de vir cá. Agora sinto de ter uma nova e mais forte motivação para prosseguir no meu caminho. Colaboro, também, com algumas atividades da Associação, como o projeto do Livro dos 15 anos para celebrar o 15º aniversário da Associação. Estou também envolvida na Ação Qualidade de Vida, um projeto que atribui apoios a pessoas com deficiência motora, que encheu completamente os últimos três meses e que me permitiu conhecer histórias de vida de pessoas que dificilmente encontramos na vida diária.

Só faltam 5/6 meses ao fim da minha experiencia aqui, as vezes parecem muitos, as vezes muitos poucos, e ainda falta muito para descobrir! Já fui aos Açores e fiquei apaixonada, queria ficar lá a vida toda, nunca tive em termas naturais deste género, nem vi paisagens assim, a gente simples e disponível. Já recebi alguns dos meus melhores amigos aqui e passear por Lisboa junto com eles foi uma outra coisa. Vou tentar aproveitar ao máximo dos próximos meses para descobrir ainda este País lindo e fazer quantas mais experiencias. Viva Lisboa :)





0 comentários:

Enviar um comentário