16 junho 2018

Maio em creche Crescer a Cores

Como a minha colega voluntaria jà me tinha anunciado, voltar da formação A' Chegada à rotina diaria não foi facil. O SVE nem sempre è "navegar em aguas calmas", màs acho ùtil que assim não seja e que eu possa dar a minha contribuição contando a minha experiência.
E' verdade que è necessaria muita flexibilidade mental sobretudo, màs as vezes tambèm fìsica; o conselho que gostaria de dar aos que queram começar esta aventura è ler com atenção os documentos que os voluntarios recebem antes da partida, os quais podem ser um meio e ferramenta para o apoio e a clareza na relação entre assinatarios, ou seja os tutores das Organizações de envio, de coordenação e de acolhida.



Na mitade de maio tive a oportunidade de participar em uma reunião com os pais e ad educadoras. Estas oportunidades me fazem sentir parte integrante da organização. No fim de semana participei e ajudei na lògistica da festa do "Dia do Vizinho", uma festa para a melhoria da convivência num bairro desafiante como pode ser um bairro social. Aconteceu um festival de sopas em que cada predio levou a propria sopa para os vizinhos experimentarem, junto com bifanas, arroz doce, sobremesas tipicas caboverdianos, sangria e bolo. Houve tambèm cantos populares alentejanos e brincadeiras para as crianças.
Sempre no mês de maio organizamos nos locais da creche o terceiro e ùltimo encontro do roteiro "Historia por Aì" ao qual participaram tambèm pais e educadoras. Pudimos ler os nossos contos, nas nossas linguas, e ouvir as historias dos outros.



Alèm disso, acolhimos os voluntarios de uma das instituições de crèdito padrinhas da creche, os quais pintaram a fresco as paredes da creche e com os quais partilhamos um churrasco e sobremesas.
O mesmo dia alguns deles nos acompanharam junto com a minha tutora, as psicòlogas da associação e a minha colega voluntaria na operação "Bom dia vizinho". A acção consistiu em colar nas portas dos predios do bairro inteiro o logo da atividade para desejar a todos um bom dia e promover a boa convivência.
As crianças do jardim da infância do bairro ja tinham desenvolvido atividades similares, aprenderam desde logo a cumprimentar os vizinhos.



Junho serà um mês interesante por causa das festas populares de Lisboa e grande e pequenos eventos vão acontecer...

Elisabetta

0 comentários:

Enviar um comentário