20 agosto 2018

Agosto no Crescer a Cores

No ùltimo mês antecedente o encerramento de verão da creche tivemos alguns acontecimentos interesantes. Participamos numa reunião com os pais (ha uma reunião pelo menos cada 3 meses) e uma com as psicòlogas do centro de recursos psicopedagògicos da associação.
Pude esclarecer algumas dùvidas que surgiram com a minha tutora coordenante e com a organização coordenante voltamos a propor o evento de acolhida dos novos voluntarios que chegaram em junho: demos-lhes a bemvinda brindando com ginjinha.
Na semana entre julho e agosto eu e a minha colega voluntaria participamos nas colonias de ferias das crianças utentes do Centro de Recursos PsicoPedagogicos (com por volta de 10 anos de idade) nas que eu aprendi muito sobre essa idade.
De manha fomos para a piscina ao ar livre e nas tardes fizemos diferentes atividades como o arvorismo no parque da freguesia. Eles assistiram uma peça de teatro, uma sessão de cinema, puderam lanchar os bolos duma das mais antigas padarias de Lisboa, parceira da nossa associação. Organizamos uma caça ao tesouro pelos pontos mais representativos do bairro, uma aula de varias danças, e eles tiveram uns espaços de tempo para jogos de tabuleiro.
Jà que eles tem uns pequenos problemas de atenção e agresividade, tambèm reservamos alguns minutos ao dia para o relaxamento e foco na respiração.


O dia 5 de agosto participamos, com as minha colegas, à festa do migrante do bairro ao lado do nosso, no que a nossa associação desenvolve atividades de integração social para a melhora da qualidade da vida e da convivência entre as diferentes etnias.
A maioria dos habitantes vem de Cabo Verde e do Brasil. Escutamos mùsica tradicional, a Morna, similar ao fado português, e comimos comida tìpica, a cachupa, de Cabo Verde, com feijões, gordura de porco e molho.


O evento contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Carnide (da que fazem parte o Bairro Padre Cruz e o Bairro Horta Nova) e um Vereador/Eurodeputado da Camara Municipal de Lisboa e foi organizado pelo Grupo de Acção Comunitaria, associação parceira da nossa.
A ùltima semana celebramos o aniversàrio da minha colega voluntaria e levamos comida tipica dos nossos paìses para almoçar com as outras colegas da creche. Comimos bolos, dançamos e cantamos.
Atè setembro!




0 comentários:

Enviar um comentário