02 julho 2019

O Testemunho da Cláudia


A decisão de mudar o rumo da minha vida começou com este SVE na Grécia, as indecisões e o medo de arriscar desta vez não venceram e agora posso afirmar, com toda a certeza, que está a ser uma das melhores experiências da minha vida.


 “Sustainable Synergies” é o 
nome do meu projecto na Nea Guinea, organização que promove um estilo de vida sustentável sobretudo através da Permacultura, as atividades são muitas no entanto a minha principal tarefa tem sido a manutenção do nosso Jardim dos vegetais, como aqui chamam á horta.
Inicialmente estive também a dar apoio aos convidados da organização que vieram de várias partes do mundo e que estiveram hospedados na mesma casa que eu, ajudei nas refeições, compras de supermercado ao mesmo tempo que ia aprendendo com todas as conversas que circulavam á minha volta.

Sim, tenho aprendido muito principalmente num registo informal, sobre permacultura e sobre a cultura grega, e por isso sinto que as minhas expectativas estão a ser completamente cumprimidas.
A casa e terreno da minha organização ficam apenas a 1hora de distancia de Atenas onde tenho passado alguns fins de semanas e onde também já fiz boas amizades. Estar tão próxima de uma cidade com tanta história como Atenas é particularmente gratificante para mim tendo em conta o meu background em Arquitectura.

Entre as tarefas da minha organização tenho tido tempo para outras pequenas viagens, já visitei a ilha de Andros, Sonion e o seu templo de Poseidon, cidade de Nafplios e pode ser que ainda tenha tempo de visitar mais alguns sitios até ao final do meu SVE, mas num país tão bonito torna-se um sério desafio decidir qual o próximo destino.
Em Junho o ciclo anual de permacultura da nossa escola terminou e a minha coordenadora propos-me fazer uma colaboração com outros projetos de uma associação parceira na Ilha de Lesvos. Não pensei duas vezes!

Nas ilha de Lesvos tive a oportunidade de colaborar noutro projeto de permacultura, na recuperação de uma pequena aldeia nas montanhas, conhecer e ajudar numa escola para crianças e jovens refugiados (One Happy Family) e ir ao maior campo de refugiados da Europa, Moria. Foi pouco mais do que uma semana mas muito intensa de onde levo muitos contactos, amizades e lições para a vida.
Esta aventura já está quase a terminar, infelizmente, mas uma coisa tenho a certeza, daqui já levo muitos frutos e com eles sementes que pretendo plantar e criar um novo jardim noutro lugar.

Thank you EVS, Ευχαριστώ την Ελλάδα!
(Obrigado SVE, Obrigada Grécia!)

Cláudia
Nea Makri, Grécia

0 comentários:

Enviar um comentário