02 outubro 2019

O testemunho do Miguel No.3

Ainda não acredito que a minha estadia em Lisboa está já a acabar. Após 7 meses, já posso dizer com toda a certeza que esta cidade e a comunidade de voluntários acolheram-me e criaram para mim muitas oportunidades para crescer, viver experiências inesquecíveis, e desfrutar da vida. Apesar de querer ficar mais tempo em Portugal, sei que a minha despedida é por uma boa causa, mas não quer dizer que não estou a ter muitas dificuldades em sintetizar tudo o que experimentei neste último testemunho.



Escolhi o projeto ESC na Câmara de Lisboa e o Banco de Voluntariado para a Cidade de Lisboa porque achava que seria a melhor oportunidade para eu tomar consciência das políticas de cidadania ativa, e do funcionamento de uma instituição pública, além de contribuir a iniciativas de voluntariado no âmbito de um programa europeu. Não só conseguiu alcançar as minhas expectativas, mas também ajudo-me a aprender a língua portuguesa, perceber ainda mais a cultura e desenvolvimentos sociopolíticos em Portugal, e desenvolver competências em comunicação e gestão de projectos. O resultado disto mostra-se no desenho do plano de comunicação para o Banco de Voluntariado e a organização da exposição “Voluntariado em Lisboa”, tudo com a ajuda, o apoio e a paciência de uma equipa incrível.



Mesmo assim, um dos pilares da minha experiência è, sem nenhuma dúvida, as pessoas com as quais pude partilhar Lisboa. Através deste projeto ESC, sei com ainda mais certeza que o caminho ao futuro tem de ser com pessoas que nos ajudam a crescer, nos apoiam, nos percebem, nos querem. A Casa Bernardim, a comunidade de voluntários e a equipa de Spin, aos voluntários das Formações de Chegada e Intermédia, as minhas tutoras e colegas do BVL e da Casa dos Animais….  Sem vocês, eu não teria sido capaz de chegar a este ponto. Obrigadopela vossa paciência, ajuda, amor, e apoio que me deram nestes meses.


Aproveito para agradecer a Irene por ser a primeira pessoa que conheci no primeiro dia em Lisboa e as nossas conversas malucas em Português; a Agnes por me ajudar a ser mais prático na minha vida e partilhar momentos loucos; a Marina por me introduzir as lutas contras as injustiças na vida e me fazer rir com as suas histórias; e a Anna por sempre estar disponível para me escutar e ser a minha amiga “soulmate”. Não sabem as muitas saudades que vou ter de vocês.


Agora só tenho de olhar para o futuro e para o meu estágio na Comissão Europeia em Bruxelas, sabendo que Lisboa me terá mudado para sempre e para melhor.




0 comentários:

Enviar um comentário