27 março 2014

Testemunho de Johan sobre o seu SVE em Lisboa (em um Ato e duas Cenas!)

Ato I – Cena 1

Estação de Santa Apolónia

A Sara e a Aneta arrastam o Johan pelos pés para lhe empurrar no comboio.

Johan: Não! Naaaaaaoooooo! Eu não quero ir embora! Lisboa é a minha casa! Eu farei descarrilar o comboio se necessário! 
É injuuuuuustooo!

Sara: Sim, Johan! O teu SVE acabou, é necessário voltar para França. Estamos fartos de ti!

Johan: Prometo! Eu deixarei de queixar-me! Eu farei tudo o que vocês querem! Eu varrerei o escritório de SPIN o dia todo! A noite também! Eu prepararei para vocês o pequeno-almoço! Chocolates quentes quando choverá o dia todo! Eu escreverei poemas que falarão de SPIN de forma que este nome ainda ressoa nas orelhas da humanidade dentro de 1000 anos!

Aneta: Johan, fazes demais. És ridículo. E eu lembro-me que és tu que decidiste voltar para França.

Johan (põe-se de pé e removendo o pó na sua jaqueta): Sim. É verdade. Desculpem,não sei o que me passou.



Uma luz perfura o telhado da estação e chega aos pés de Johan. Esta luz move-se. 
Amália Rodrigues aparece.

Amália: Ola Johan.
Johan: Ola Senhora. 
Amália: Pois, tu vais embora.
Johan, um pouco vergonhoso: Sim, Senhora. 
Amália: Sem saudade?
Johan: Eu não prefiro falar sobre isto, Senhora.

Fernando Pessoa sai da luz.
Fernando: faltas de palavras?
Johan: Ola Senhor. É porque não é fácil expressar, a sua coisa lá, a saudade... 

Vasco da Gama aparece encima dum comboio.

Vasco: Ola filho!

Johan: Oula, é tudo o Portugal que vai se reunir aqui?
Vasco: Eu sei o que tu precisas, nada vale o mar! Vamos navegar no mar dos teus 6 últimos meses 
aqui!

A Sara e Aneta despedem-se deles cantando um fado com Amália e Fernando.


Ato I – Cena 2

O Johan e Vasco da Gama estão numa caravela.
O mar está quieto, algumas gaivotas jogam no vento.

Johan percebe algo longe fora...


Johan: Olhe, Vasco, é o meu mês de setembro que flutua por cima lá! Whaaaah, está tão carregado,
parece que vai verter o barco! Eu tinha realmente enchido os! Do acordeão, a dança, a capoeira, a aprendizagem do português, mais o inicio do SVE...

Johan: Olhe! Lá! Há pouco, eles passaram debaixo do casco do barco! E lá! Uma cambalhota 
encima da água! Sentimos que são realmente mais leve! Eles são os meus meses de Novembro e Dezembro! 

Vasco: É verdade... Eles parecem bastante felizes...

Johan: Era o começo de muitos dias chuvosos. Mas tudo ficou mais fácil. As relações que ficam mais fortes. Os meus colegas e tutores ficaram amigos.O trabalho de voluntario era cada vez mais interessante. Começamos a realizaçao de um documentario sobre os 2 anos de vida do Cineclube!Eu também comecei a falar melhor o português! Tudo ficou mais rico! Eu tinha levado hábitos: o café do domingo de manhã na mesma pastelaria, a aula de dança contemporânea da segunda-feira, o evento do cineclube cada quinta-feira a noite... 

Vasco: É o que gosto com os mares desconhecidos. Elas estão cheias de surpresas... Olha para o oeste por exemplo, estes pássaros grandes!
Johan: Ai ai! Mas eles são Janeiro e Fevereiro! Eles subiram tanto! Sobrevoam as nuvens! Estão a gozar dos últimos raios de sol pensando nas próximas costas que irão explorar... A vida está bonita. Eu estou rodeado com amigos, as ruelas de Lisboa acolhem os meus passeios... Com a Marta, a minha amiga e colega do Cineclube, realizamos um filme sobre Telheiras, o bairro onde trabalhamos. Divertimo-nos enormemente.

Vasco: Acho que os teus pássaros vão embora...

Johan, assistindo a eles indo embora para o pôr-do-sol: Sim. Mas eu confio neles. Onde quer que eles vão, eles reservam-me surpresas bonitas e encontros ricos.A Sara, a Aneta, Amália e Fernando Pessoa aparecem à popa do navio, cantando um fado.

Vasco: Dou-te boleia?

Johan: Sim, obrigado, vamos para França. Eu vou ir cultivar um pouco a minha saudade...

O barco vai embora. O sol mergulha totalmente no mar.



FIM (do ato português)
Johan Philippe

0 comentários:

Enviar um comentário