26 fevereiro 2020

O Testemunho da Joana Freitas


Olá! Sou a Joana e em março do ano passado participei no "Have your say in what the European Parliament should do for youth" em Bruxelas, uma consulta pública onde 80 representantes de organizações juvenis de toda a Europa apresentaram e discutiram ideias sobre o papel do Parlamento Europeu nas questões da juventude.

Esta iniciativa da EP Youth Outreach, a equipa responsável pela organização do European Youth Event, foi pioneira por se destinar sobretudo a estreitar relações com organizações as regionais e locais, as que conhecem na primeira pessoa as problemáticas juvenis - o público-alvo do evento. Foi um dia de trabalho intenso mas extremamente produtivo e agradável, quer pela dinâmica criada pela diversidade dos paricipantes, quer pelo modo como foi organizado. Houve espaço para nos conhecermos, debates sobre participação juvenil nas questões europeias e brainstorming sobre temas diversos à escolha dos participantes como: inclusão social, saúde mental, Erasmus +, transparência, cidadania, etc.

O evento foi pautado por momentos de open mic que permitiram aos participantes expressar livremente as suas opiniões e reflexões, bem como transmitir mensagens importantes a representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu. Uma delas foi a necessidade de investir na inclusão social, não só com atribuição de financiamento mas com apoio à criação de ações concretas para e com os jovens - todos os jovens, e não só em época de eleições. Os presentes deram igualmente ênfase à importância de eventos e campanhas não terminarem no momento da foto final, mas sim darem lugar a um trabalho continuado entre todos os envolvidos, sendo que a organização se comprometeu a fazê-lo, assumindo este evento como um ponto de partida para uma cooperação regular. Reconheceram igualmente, necessidade de facilitar o contacto entre os próprios trabalhadores de juventude, em eventos e plataformas específicas.

Foi extremamente gratificante - e, diga-se, interessante e divertido! -  representar a Spin neste evento e fazer parte com um grupo de participantes com idades, profissões e organizações diferentes, mas extremamente motivado e determinado para se fazer ouvir e uma organização pronta e disponível para nos ouvir, que mostrou um verdadeiro interesse em enfrentar as dificuldades acrescidas ir para lá da "bolha de Bruxelas". No final do dia, saímos com entusiasmo renovado, vontade de fazer mais, cooperar e concretizar os resultados obtidos - o que se tem realizado até à data! Obrigada por mais uma oportunidade de aprendizagem e , Spin!



0 comentários:

Enviar um comentário