28 julho 2020

Testemunho Giulia No. 1: Growing Together (ESC - Traineeship)

 

Olá!

 Aqui é a Giulia, ex voluntaria CES da Spin e desde março estagiária na Associação Spin. Nos últimos meses do meu projeto do corpo europeu de solidariedade (voluntariado individual), candidatei-me para um estágio profissional na Spin para a posição de técnico/a de inclusão.
Neste momento estou a participar no projeto "Growing Together" ao abrigo do Corpo Europeu de Solidariedade - Estágios.

Comecei em março, que infelizmente coincidiu com a chegada da pandemia. Não escondo a dificuldade e a ansiedade que isto trouxe em começar numa altura tão anormal. de todas as formas os meus colegas foram sempre de suporte e sinto que posso sempre contar na ajuda deles!


Além disso, na Spin já tínhamos tido experiência de teletrabalho pontual, o que ajudou muito na gestão das tarefas e do tempo trabalhando em casa. Sendo que não nos podíamos encontrar presencialmente, decidimos fazer reuniões semanais às segundas com os voluntários. Tal como todo o mundo até maio as reuniões foram online, onde descobri diferente plataformas graças às partilhas com a equipa, como Jitsi/Zoom/Google Meet. Depois decidimos encontrarmos no Jardim do Torel!

Nesta semana, tive a oportunidade de participar na primeira sessão do curso de formação online “Jump into inclusion” organizado pela Agência Nacional. Foi uma alternativa interessante para conhecer os trabalhadores em organizações e para aprender a ganhar mais confiança nas atividades não formais online. 

 


Também, na próxima semana vou organizar pela primeira vez um dia de boas vindas de novos voluntários CES coordenados pela Spin autonomamente. Sinto que devagarinho, mesmo no meio de uma pandemia, estou a crescer e aprender mais, esperando que a partir do outono a situação volte ao normal e a próxima ronda de voluntários do Solidarity L​X​ tenham mais oportunidades de ter uma experiência CES com menos restrições d​e​vidas ao coronavírus.

 

Abraços!

Giulia

0 comentários:

Enviar um comentário