12 outubro 2020

O testemunho do João (EU Ambassadeurs project Bordeaux)

 

Corpo Europeu de Solidariedade. É este o grande programa no qual o projeto que realizei ao longo do último ano se insere e ao qual deixo desde já o convite a todos os que, tendo condições para o fazer (algo tão simples como ter entre 18 e 30 anos), participem. Um ano que "parou" a meio mas que mesmo assim pareceu tão longo, dadas as experiências com que volto a casa para contar. 

Poderia falar-vos do projeto, com a quantidade imensa de tarefas diversas que tive a oportunidade de fazer e que, não gostando de uma, não tinha com que me preocupar, pois sabia que no dia a seguir já teria outra que adoraria. Poderia falar-vos das pessoas, das 24 pessoas com que ao longo do ano partilhei diariamente a minha primeira experiência não só fora de casa, como fora do meu país, e que sem dúvida são a melhor coisa que levo destes 12 meses. Poderia falar-vos da cidade e do país, que vos dão uma oportunidade única de visitarem e conhecerem uma diversidade incrível de locais, dos Alpes ao Mediterrânico, de Paris ao País Basco, da Catalunha ao Leste Europeu. Era difícil imaginar, há um ano atrás e como cidadão português, que era tão fácil conhecer a Europa, que tudo estava a umas horinhas de viagem! Poderia contar-vos tudo isto e muito mais, mas nada seria verdadeiramente fiel à experiência que tive. Resta-me desafiar-vos a, assim que possam, tentarem realizar um projeto semelhante. Um projeto diversificado, não só em termos de atividades mas também de pessoas, que vos permita crescer e usufruir daquele que é, verdadeiramente, o melhor ano das vossas vidas. 



Uma palavra ainda para toda a equipa da Associação Spin, que ao longo do ano, e pese embora o meu desleixo em responder aos e-mails (tal era a intensidade com que estava a viver), sempre mostrou preocupação e disponibilidade para aquilo que precisasse. Façam o projeto com eles, que certamente será uma experiência da qual não se arrependerão!
Um abraço a todos, virtual, que a distância social a isso obriga!"

0 comentários:

Enviar um comentário