08 outubro 2020

O testemunho do Pedro (Open Mind em Shipka (Bulgaria))

 

Textos ou imagens não são suficientes para descrever o que vivi durante este ano na Bulgária, mas aqui vai o melhor resumo que posso dar.
O meu projecto é em Shipka, Bulgária, que passou a ser chamada de Shipka Paradise (Paraíso) por nós, voluntários. Foi realmente como viver num paraíso com este projecto, mas há que se trazer boa energia e fazer com que o paraíso aconteça.
Nestes 12 meses que passaram (Setembro 2019 até Setembro 2020) aprendi muito, mas não o que se aprende na escola/faculdade. Vivi em comunidade, com voluntários maravilhosos e com a coordenadora do projecto e a sua filha, cães, gatos, outros mamíferos, galinhas, muitos insectos, répteis, bactérias, etc. na mesma casa. Entre voluntários criámos uma família maravilhosa, em que partilhar é espontâneo, distribui-se responsabilidades, coopera-se, pensa-se nos valores ou objectivos da comunidade antes dos valores individuais, integra-se em vez de se segregar, etc.





Aproximei-me do estilo de vida Zero Waste (Desperdício Zero). Rejeitar palhinhas, sacos de plástico, embalagens, comprar avulso, etc. Produzir os meus próprios produtos: pasta de dentes, detergentes, shampoo, esponjas para lavar pratos, etc. Repensar, adaptar, improvisar com o que se tem.
Com tudo isto aprendi mais sobre como viver em comunidade, cuidar da horta, viver uma vida mais sustentável, no sentido da Permacultura e da Sociocracia, que são das coisas que me cativam mais na vida.
Abre também espaço para experimentar coisas novas e fazer o que realmente se gosta, sem receio de se ser julgado. Tentar comunicar com poucos conhecimentos na língua, fazer crochet, tricotar, fazer macramé, fazer kombucha, viajar à boleia, trabalhar com terra argilosa para fazer construções, fazer actividades com crianças, fazer pão e queijo, etc.


No fim de tudo, Bulgária é a minha segunda casa. Deste ano e deste país, guardarei no meu coração e na minha memória muito boas gentes, boas situações, lindas paisagens, excelentes comidas, lindas montanhas e florestas para explorar, etc.






0 comentários:

Enviar um comentário