01 junho 2022

My Data, My Right": disseminação de resultados

O intercâmbio internacional "My data, My Right!", gerido pela Associação Spin, realizou-se nos dias 3-11 de Março de 2022 em Lisboa e reuniu 30 jovens e líderes juvenis de Portugal, Espanha, Lituânia, Hungria, Grécia e Estónia.

Os principais temas focados foram o direito à privacidade, a literacia digital, o pensamento crítico, a aprendizagem intercultural e a promoção dos direitos humanos.

Partilhamos aqui o testemunho da líder do grupo de Portugal:

Foram oito dias, mas pareceram mais. No dia 3 de Março, trinta jovens destemidos de Portugal, Espanha, Grécia, Lituânia e Hungria juntaram-se, alheios à dimensão do desafio que tinham aceite ao participar no intercâmbio " My data, my right!".


Nesses oito dias, saímos laboriosamente da nossa zona de conforto e juntos discutimos porque é tão importante cuidar dos nossos dados pessoais, porque são tão preciosos e disputados, e o impacto que a nossa falta de consciência tem na nossa percepção do mundo e por conseguinte nas nossas escolhas.


Não faltaram discussões acaloradas, epifanias e o desejo de mudar as coisas, de nos mudarmos a nós próprios primeiro. Sentimos que precisamos de um sistema escolar que nos ensine o pensamento crítico, que valorize a dúvida e as questões insaciáveis, pedimos um diálogo mais próximo, mais aberto e direto com as instituições, necessitamos de recuperar a confiança nelas, vendo aplicadas sem desconto normas que já existem, mas na maioria das vezes apenas no papel.


Queremos conhecer e compreender o sistema em que estamos a crescer e que muitas vezes damos por assumido e nem sequer imaginamos que podemos mudar, nem sabemos que podemos ou queremos mudar.

                           

Sara Rugarli, Líder do grupo de Portugal.

0 comentários:

Enviar um comentário