02 junho 2021

O testemunho No. 1 da Ana (Crescer)

Olá! Sou Ana, de Espanha, a meu português é bastante medíocre mas vou tentar transmitir e resumir o que este mês e meio em Lisboa, como voluntária europeia, significou para mim.


Sem dúvida, está a ser uma das melhores experiências da minha vida. Depois de terminar o meu diploma universitário, após seis longos anos de estudos, não sabia realmente como abordar a minha carreira futura. Além disso, a pandemia de Covid não estava a ajudar-me a esclarecer a minha incerteza. Decidi candidatar-me ao voluntariado europeu porque um amigo me tinha recomendado e o país que mais me atraiu foi Portugal. Tinha visitado três vezes diferentes cidades (Lisboa, Porto, Évora) e desde o primeiro minuto que adorei.



O destino já era claro para mim, mas eu queria que a actividade de voluntariado fosse enriquecedora, que me fizesse sentir útil e uma parte activa da sociedade. Actualmente trabalho com pessoas em situações de rua na associação Crescer, fazendo intervenção e acompanhamento social. O objectivo final é que todos tenham um lar, uma casa, como primeiro requisito fundamental para alcançar uma vida digna. 

No início tive bastante medo de não poder estar à altura, pois nunca tinha feito este tipo de actividade antes. Contudo, estou a tornar-me cada vez mais fluente e estou bastante satisfeita com a experiência. O trabalho de rua é muito dinâmico e gosto muito dele, embora também tenha um lado mais burocrático - com o qual eu não contava e que é bastante pesado.

Por outro lado, estou a conhecer grandes pessoas, sobretudo espanholas e italianas, por isso não estou a praticar tanto português como gostaria. Durante o mês de Abril partilhei um quarto com Isa, uma voluntária espanhola que não conhecia e que por acaso estudou na minha universidade. Nunca tinha partilhado um quarto com ela antes, mas foi maravilhoso! Este mês ela mudou-se para outra casa mais próxima do seu trabalho e eu sinto muito a sua falta (tenho saudade!). Tornei-me também super amiga de outra voluntária italiana, Emma, que é uma artista e fala espanhol perfeito e que, mais uma vez, outra incrível coincidência: ela é uma amiga íntima de uma colega de turma universitária minha. O mundo é um mundo pequeño!

0 comentários:

Enviar um comentário