14 janeiro 2022

O testemunho final da Chiara (SPEA)

Como é possível descrever quanto é bonito fazer parte de algo? Juntar as peças do puzzle e sentir-te sempre mais verdadeira e mais ti mesma?

As pequenas peças que fazem parte do meu puzzle têm muitos nomes diferentes: tem os nomes das minhas colegas do apartamento, que antes que ser colegas de casa, são amigas, amigas que te cozinham todos os dias quanto tens covid e estas confinada no teu quarto e te deixam mensagens de carinho debaixo da porta, com quem combinas jantares, com que saies à ouvir música, viajas e planeias não só o próximo mês juntas mas o próximo ano.




Tem tambèm os nomes das amigas com quem passei o verão a fazer trilhos, a colocar a tenda em lugares escondidos, mas com vistas brutais, a dançar cumbia com energias que nem eu sabia de ter, a apanhar comboio, autocarro e boleias só para chegar na praia e fazer um jantar antes do pôr do sol e aproveitar de um oceano tão bonito em frente de ti. A pintar a sede da Spin e subindo escadas improváveis e instáveis.

Tem o nome da Cooperativa que eu faço parte, onde alèm de encontrar uma alternativa sustentável aos grandes supermercados, faz-me sentir parte de uma comunidade que acredita no poder das pessoas, uma comunidade onde alèm de conhecer produtores locais e fazer escolhas éticas e críticas, se caminha por conhecer o Portugal mas sobretudo para nòs conhecer e onde com os amigos italianos se organizam workshop de gnocchi (os portugueses ficaram muito felizes :D).


Tem também o nome da SPEA, que se escreve SPEA mas se lé Carolina e Vanessa, as minhas tutoras que me guiaram com carinho num percurso de um ano juntas, que acabou com uma carta com a minha foto e as dedicatórias dos colegas e com uma chorona de nome Chiara a ler. A SPEA que me deu a oportunidade de conhecer-me, de ouvir-me e perceber que sim, quero mesmo ser educadora ambiental e que gosto imenso de estar com criança a falar de ambiente e natureza, que eles sejam italianos, portugueses ou de
um outro continente, porque a satisfação de olhar os miúdos à aprender com folhas e aves, a beleza de ouvir pessoas gratas do teu trabalho, a jóia de libertar uma ave ferida no Festival de Observação das Aves, onde falei com todos os participantes atè voltar a casa com o número deles, ver a felicidade dos professores com quem trabalhaste em agradecer-te, è algo que não pode ser descrito. 



Ter a oportunidade de realizar o teu projecto pessoal de construção de caixas abrigos para insetos e morcegos que, além de uma ação de educação ambiental torna-se uma ação social de cidadania a falar em frente de velhinhos, pessoas com problemas físicos e não só, escuteiros, escolas e mostrar-lhe que em fim, também se o teu 
portugues tem o acento da Rússia (como alguns miúdos me disseram) o teu entusiasmo percebe-se do teus olhos.






Há também o nome da SPIN que me permitiu ficar nessa cidade tão extraordinária e fazer parte deste projecto que parece pequeno mas que é tão grande.










A todas essas peças que compõem o meu puzzle quero dizer um grande OBRIGADA por ter caminhado juntas nesse ano, ter tido a oportunidade de conhecer-vos e também de me ajudar mim mesma a conhecer-me mais.

0 comentários:

Enviar um comentário